Uso incorreto da tralha de pesca - Nem sempre o equipamento que você usa num pesqueiro vai servir num outro. Vamos usar a tilápia como exemplo: Há pesqueiros que você vai usar varas curtas com linha de fundo (sem bóia) e vai ter sucesso porque nestes pesqueiros as tilápias encostam no barranco. Em outros você terá que usar varas maiores (4 a 5 metros) com bóia porque as tilápias estão mais pro meio do lago ou seja, não encostam no barranco. Todo e qualquer pesqueiro tem suas peculiaridades, portanto fique atento a isso.
Tralha certa, local certo, tempo bom, lua certa e o peixe não entra. O que pode estar errado? Por que as pessoas ao meu lado nos Pesqueiros pegam um atrás do outro e eu não pego nada? Você já passou por essa situação? O que pode estar errado é sua isca.
Nos pesqueiros, os peixes criados em cativeiro tem a mais variada forma de alimentação, então vão aqui algumas sugestões de iscas para este tipo de pesca, desde as mais tradicionais, até outras alternativas diferentes e inovadoras.
Massas - Talvez as melhores iscas para pesqueiro. Faça a mistura com 1 parte de ração de peixe triturada (a mesma usada para alimentar os peixes nos pesqueiros), uma parte de farinha de rosca, um envelope de pó para suco sabor morango, ½ parte de ração em flocos para peixes de aquário. Deixe o farelo pronto e misture água do próprio lago até o ponto de liga. Pega todos os peixes de pesqueiros, exceto carpas.
Massa Doce - Especial para carpas. Dois quilos de batata doce, 10 paçocas de amendoim esfareladas, 5 colheres de sopa de leite em pó, farinha de rosca para dar liga. Cozinhe as batatas e após esfriar retire o fiapo do meio e amasse fazendo um purê. Esprema o purê em um pano para secar. Misture o farelo da paçoca e o leite em pó até formar uma massa homogênea. Adicione a farinha de rosca caso a massa fique muito molhada. Caso contrario, misture água do próprio lago até dar uma liga boa. Esta massa ter que ser consistente, porém deve dissolver vagarosamente quando em contato com a água. Use-a em chuveirinhos em grande quantidade, no fundo (carpa capim, espelho e húngara) ou com bóia (carpa cabeçuda e Húngara).
Minhoca e Minhocuçu - Bons para Bagre, Catfish, Pacú, Piau, Piraputangas, Pintados e Cacharas.
Queijo prato - Cortado em pequenos cubos é fatal para Matrinxãs, funcionando também com catfish.
Coração de galinha - Limpe o coração tirando toda aquela gordurinha, e corte ao meio de forma a abri-lo formando um filé. Corte pequenas tiras finas como se fossem minhocas. Cada coração deve render de
Goiabas - Em pequenos pedaços são a tentação dos Pacús, Tambacús e Tambaquis.
Mortadela ou Salame - Em cubos para Pacús, Tambacús e Catfish.
Finalmente, vai uma dica especial, válida principalmente para pesca em locais selvagens, mas muito eficaz em pesqueiro.